Páginas

quarta-feira, 23 de março de 2011

Como ser antiecológico



A coisa mais chata nesse mundo é ouvir (ou ler) alguém discutir sobre ecologia. Todas falam a mesmíssima coisa. Para analisarmos como a ideologia ecológica se esvaziou totalmente, vejamos uma coisa: dá pra resumir tudo o que falam sobre o assunto em duas frases, “que a sociedade moderna devastou o meio-ambiente mais que todos os séculos anteriores, e que agora temos que cuidar na natureza como quem cuida de crianças órfãs.”

É por isso que sou antiecológico. Radicalmente antiecológico. Explico-me. Já escrevi aqui sobre o aquecimento global, a maior farsa criada pela mídia nos últimos anos (clique aqui para ler meu texto sobre a farsa do aquecimento global). Outra mentira, que nos enfiaram por goela abaixo, foi o buraco da camada de ozônio: tudo inventado para render lucro. Uma empresa havia criado um novo gás para sistemas de refrigeração e convenceu todo o mundo que o antigo gás destruía a camada de ozônio. A ciência (séria e descomprometida com os magnatas do capitalismo internacional) provou que tudo isso era mentira, como agora vemos os climatologistas desmentirem a farsa do aquecimento global. Isso foi uma invenção da ONU para barrar o crescimento econômico dos países do terceiro mundo. Pois o petróleo ainda é a principal fonte de energia do mundo. Se regularmos a emissão de CO2, automaticamente diminuímos o consumo de petróleo, e se isso acontece não há mais crescimento econômico. Se não há crescimento, os países pobres continuarão eternamente pobres e sob o comando da Europa e dos EUA.

Como não quero ver o terceiro mundo para sempre na miséria, sou antiecológico. O discurso ecológico é totalmente contrário ao capitalismo. O capitalismo pode ter muitas falhas, mas prefiro viver nele do que em Cuba, tendo que andar em sucatas dos anos 50 e pegar fila para comprar papel higiênico.

Dentro do capitalismo temos a liberdade para tentar ser rico, inovar, competir: isso é o verdadeiro espírito humano. Progredir sempre é o que sonhamos. Dentro do capitalismo isso nos é permitido, não temos um governo totalitário nos dizendo o que vestir, comer e pensar. No capitalismo criamos nossos próprios sonhos e vamos à luta para torná-los realidade. Crie uma empresa, um novo produto, estude, ganhe dinheiro, tenha uma vida melhor, prospere. Prefiro esse mundo do que o terror do comunismo, ou o perigo de um mundo decadente que não cresce e que só pensa em ecologia.

Podemos progredir no capitalismo e cuidar da natureza sem exageros. Dá para conciliar os discursos. Mas não podemos confiar nos radicalismos dos ecologistas. Energia nuclear, emissões crescentes de CO2, a cultura do plástico, o automóvel, a tecnologia etc... Não podemos negar que tudo isso deu uma vida melhor ao homem moderno. Hoje ao clique no mouse podemos ir para qualquer parte do planeta. Negar todas as conquistas do mundo moderno pela ecologia nos levaria a um cenário perigoso, ao retrocesso para o mundo pré-industrial. Creio que ninguém queira isso. Viva o progresso humano! Viva a antiecologia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário