Páginas

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

A mentira do aquecimento global


Nos últimos anos temos visto uma verdadeira campanha dos grandes meios de comunicação no sentido de nos convencer que há um aquecimento na temperatura média do planeta. Tal fenômeno climático estaria causando um significativo aumento na frequência de grandes catástrofes, como enchentes, derretimento das geleiras, elevação no nível dos oceanos, e por aí vai. Você acreditaria em mim se lhe dissesse que tudo isso não passa de uma descarada mentira que eles te contam todos os dias nos telejornais da noite, que você vê após chegar do trabalho e antes de dormir? Possivelmente não. E tem razão, já que não sou um cientista especializado na área. Por isso não quero que você acredite em mim, mas num dos maiores especialistas do clima no Brasil, o professor Luiz Carlos Molion, que há mais de três décadas estuda o tema como climatologista.

O professor Molion foi entrevistado pela TV Bandeirantes no programa Canal Livre (clique aqui para ver a entrevista). Para mim essa entrevista desmente todos os mitos construídos sobre o assunto nos últimos anos, porque ele defende suas afirmações com dados científicos obtidos por criteriosa observação do clima global, e não de meras teorias (que são mais conjecturas que ciência) e modelos gerados por computador.

Pasmem! O professor Molion nos mostra que, na verdade, estamos aos poucos entrando numa nova era glacial. Ou seja, o que há na realidade é um resfriamento da atmosfera terrestre, e não seu aquecimento. Segundo ele, e outro cientista entrevistado no mesmo programa, observações recentes dos oceanos mostra que a temperatura na Antártica está decaindo e que os oceanos estão perdendo energia, quer dizer, calor. O tão citado argumento de que o nível dos oceanos está aumentando por causa do derretimento das calotas polares é a mais descarada mentira. O professor Molion nos mostra que o clima terrestre é controlado pelo Sol, pela Lua e pelos oceanos, não pelo nível de gás carbônico na atmosfera. A elevação dos oceanos é, assim, facilmente explicada pelo ciclo dos movimentos lunares ao redor da Terra, quer dizer, a gravidade de nosso satélite natural influencia no nível dos oceanos. Além do mais, o professor afirma que em períodos pré-históricos o nível de CO2 na atmosfera foi consideravelmente inferior ao observado atualmente, mas nesses mesmos períodos a temperatura do planeta era bem maior. Ora, se o nível de gás carbônico era menor e a temperatura maior, logo o gás carbônico não é o responsável pelo tão falado aquecimento global. Na verdade o gás carbônico é o gás da vida. Uma atmosfera com baixos níveis desse gás seria um cenário perigoso, porque no processo de fotossíntese as plantas absorvem o CO2 para produzir glicose e amido. O gado se alimenta das plantas e nós nos alimentamos da sua carne. Tudo se inicia na presença de gás carbônico na atmosfera. Mas você pode se perguntar: e para onde vai toda a fumaça emitida pelas fábricas e automóveis? O fato é que, desde o início do século XX até hoje, a quantidade de CO2 na atmosfera continua exatamente a mesma, e os oceanos absorvem a quantidade extra lançada pelos seres humanos.

Quer dizer, você não precisa mais ter aquele peso na consciência por seu carro ser um V8 ou um Opala 4.1, motores bem poluentes. A natureza sabe manter seu próprio equilíbrio, mesmo com os altos níveis de poluição. Tenha certeza que seu carrão V8 não está contribuindo com a mentira do aquecimento global. O professor Molion afirma, com razão, que essa mentira foi criada somente por razões econômicas. As nações ricas – mais precisamente os EUA e a Europa – querem impor às outras nações a diminuição das emissões de CO2, porque isso significa a diminuição na produção de energia. Diminuindo o potencial de produção energética diminui-se também o crescimento da economia, podendo inclusive barrá-la definitivamente. É justamente isso que querem as nações ricas, que as pobres não cresçam economicamente continuando para sempre na pobreza em que hoje estão. O crescimento da China, Índia, África do Sul, Coréia do Sul e Brasil assusta-os, pois a transformação desses países em novas potências mundiais significaria a diminuição de seu poder.

Mas há ainda uma outra causa para a mentira do aquecimento global que não foi citada pelo professor Molion: a diminuição da população mundial. O poder mundial oculto, que se esconde sob o nome de ONU, tem planos secretos de diminuição da população mundial a somente 2 bilhões de pessoas até o ano de 2050. Uma das formas de cumprir tal meta é culpar a própria humanidade de estar destruindo o planeta. Pessoas, que assim pensam – que acham que estão matando a Terra –, passarão a ter menos filhos, pois vão querer contribuir de vontade própria para evitar a destruição do que resta. Porque é evidente que quanto maior a população mundial, maior será a emissão de gás carbônico na atmosfera. Mas também está provado que o gás carbônico excedente lançado é logo absorvido pelos oceanos.

A natureza é mais sábia do que imaginamos.

Um comentário:

  1. Mto boa essa análise.

    Eu desconhecia totalmente essas informações.

    Muito bom mesmo.
    Tá de parabéns!!!
    Ótimo texto.

    ResponderExcluir