Páginas

segunda-feira, 14 de março de 2011

Como ser feliz


Quantos livros de auto-ajuda você já deve ter visto nas vitrines de livrarias com esse título? Inúmeros. É por isso que o gênero auto-ajuda é tão desvalorizado entre a intelectualidade, tido como algo escrito para render lucro fácil. Quer dizer, escreve-se para agradar o público e lucrar. Em boa parte é verdade. Numa economia de mercado como a nossa, tudo vira motivo para gerar lucro, inclusive o ato de escrever. Ambos estão certos, os intelectuais que condenam e os escritores que lucram. Os intelectuais estão certos porque não podemos escrever somente para agradar, e os escritores estão certos porque os bons autores ganham muito dinheiro com uma atividade honesta. Pois todos têm o direito de tentar ser rico, só que por meios legais, e escrever é um deles.

Bom, para mudar o rumo da conversa, hoje decidi ser um pouco desse tipo de escritor, do que escreve para consolar.

Aprendi muito com a vida nesses últimos meses, passei por muitas experiências novas, e gostaria de compartilhar isso com quem me lê.

Há uma grande verdade: ninguém quer fracassar na vida. Isso é fato. Mas vejo que muitos fracassam, ou não progridem, simplesmente por medo. Mas por um tipo de medo muito específico: o medo de sonhar. A maioria das pessoas tem medo de sonhar, ou quando sonham, sonham pequeno. Por que isso é tão comum? Realmente não sei a causa desse fenômeno. Mas, por outro lado, vejo que no ser humano há uma fonte de força sem limites. Força que pode muito, inclusive mudar o mundo. Saber sonhar nos dá força, a força gera coragem, e a coragem nos move à ação. E a ação humana move o mundo, o transforma em algo melhor. Creio muito nisso. Vejam bem, tudo começa pelo ato de sonhar, ter fé num futuro melhor para si e para os que o rodeiam. Essa cadeia, que vai do sonho à ação, só gera a transformação de nossa realidade se tivermos fé em algo maior que nós mesmos. Dessa fé virá a força de que necessitamos. Tal força literalmente remove montanhas. Crendo nisso, não haverá limites para nossas ações. Porém, é necessário ousadia nossa. Não se contentar com o que se tem, querer sempre crescer mais, ir além. Dessa forma, o mundo todo será pouco para quem sabe sonhar.

Tenha fé. Sonhe, se mova, saia da frente da TV ou do msn e vá à luta. Mude sua vida, e a vida dos que ama.

Nenhum comentário:

Postar um comentário