Páginas

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Gasoduto do Sinai explode durante ataque

- O Estado de S.Paulo
Um gasoduto próximo à fronteira do Egito com Israel explodiu ontem durante um ataque de homens armados. As chamas formaram uma "torre" no céu do Sinai, ao sul de El-Arish e obrigaram a interrupção do abastecimento de gás natural a Israel. O ataque de ontem foi o segundo sofrido em um mês pelo mesmo gasoduto. Na ação anterior, a gangue não conseguiu detonar os explosivos que armara no local.
Fonte: http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20110428/not_imp711863,0.php

O Egito fornece 40% do gás natural consumido em Israel. Ainda no início da Revolução Árabe e dos protestos no Egito, comentava-se na impressa o perigo que poderia representar a questão energética na tensa relação entre o Egito e Israel, principalmente pelo fato de Israel depender do Egito no fornecimento de gás natural.

Era óbvio que grupos radicais islâmicos usariam essa questão energética para atingir Israel, ou melhor, os radicais islâmicos seriam levados por “forças externas” a agir assim. Agora, a explosão do gasoduto confirma as suspeitas, e esse fato só vem a criar mais tensão ainda entre os árabes e judeus. Realmente, não se sabe ainda quem o explodiu. Suspeito que os responsáveis não sejam nem judeus nem árabes: o inimigo vem de fora, muito possivelmente.

Há “forças externas” que têm lutado há muito para criar um conflito armado entre esses dois povos, para que eles se destruam numa guerra nuclear. Por isso a insistência em se criar a imagem que o Irã é realmente uma ameaça aos Judeus, de que o Irã tenta criar uma bomba nuclear para destruir Israel. Na verdade é isso o que a mídia dá a entender com suas notícias manipuladas sobre o país de Marmud Armadinejad. Agora, possivelmente, vão inventar que o gasoduto foi destruído por terroristas islâmicos, para agravar ainda mais o conflito entre o islã e o judaísmo. Um conflito que é mais fabricado que real. Mas o fato é que as populações locais, e mesmo nós do ocidente, acabamos entrando nessa. Acabamos acreditando que o Irã quer mesmo varrer Israel do mapa, o que é uma mentira deslavada. Mas são essas mentiras que levarão os EUA, com a OTAN, a apoiar Israel numa guerra nuclear contra o Irã.

Infelizmente, isso é apenas uma questão de tempo. É triste ver como é cruel a manipulação que esses povos vêm sofrendo no último século, uma manipulação que quer fazê-los guerrear entre si. Como uma guerra precisa de pretextos, e os pretextos são sempre fabricados – como aconteceu nas guerras do Afeganistão e Iraque –, vão inventar toda sorte de atentados e hostilidades dos países islâmicos contra Israel, que, por sua vez, acabará se lançando numa guerra auto-destrutiva.

Um comentário:

  1. OS EUA são o dono de Israel e sabem que a Rússia, a China e o Leste europeu lutarão p/ defender o Iran

    ResponderExcluir