Páginas

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Nova Era na Igreja Católica: falsos profetas

Antonio Pinho

Recentemente têm surgido certas infiltrações da Nova Era na Igreja Católica. O movimento Salvai Almas diz que tem contato diário com Nossa Senhora, que teria revelado a um “profeta” chamado Cláudio Heckert que o Anticristo aparecerá no dia 15/02, e ele provocaria a III Guerra Mundial, levando ao “Fim dos Tempos” em 2012

Muitas pessoas atualmente afirmam que têm visões de mortos que lhes dão mensagens, ou mesmo de Nossa Senhora. A comunicação com mortos, como todos sabemos, é uma das principais práticas do Espiritismo e das religiões africanas. De minha parte, não creio na comunicação dos mortos com os vivos, de qualquer natureza: sonhos, vozes, visões, etc. Santo Agostinho, no livro O Cuidado Devido aos Mortos, declara que os mortos não têm qualquer conhecimento do que se passa na Terra, que não há comunicação entre vivos e mortos: assim como nós não sabemos o que se passa com eles, os mortos também não sabem dos vivos. Sigo seu pensamento, vejo que é a forma mais racional de ver essa questão. Há, porém, quem siga outras religiões e pense o contrário, o que deve ser respeitado.

O contato com seres sobrenaturais (anjos, gnomos, fadas, ETs, almas de luz) é uma característica fundamental do movimento Nova Era, cuja característica mais marcante é a de mesclar elementos de religiões bem diferentes entre si – budismo, hinduísmo, espiritismo, cristianismo... A crença em Jesus, mas também em Buda, na telepatia, na reencarnação, em seres espirituais divinos ou em ETs que comunicam sua “sabedoria” aos homens, etc. Não creio em nada disso. Cada um deve seguir sua religião sem tentar misturar todas, sob a justificativa de que em toda religião há verdades. Misturar Cristo com Buda e Kardec é trair tanto o cristianismo quanto o budismo ou o espiritismo, pelo fato de que cada religião encerra em si própria uma cosmo-visão da realidade, muitas das quais não são conciliáveis entre si.

Afirmar que toda religião é verdadeira é o mesmo que dizer que tudo nesse mundo é verdade. Isso implica, logicamente, que não há verdade. Caímos, assim, na armadilha do relativismo filosófico – a negação da verdade. Esse pensamento relativista tem se propagado cada vez mais na sociedade, justamente em virtude da propagação de seitas e religiões com “verdades” muito diferentes entre si, o que deixa muitos confusos, e acabam caindo no relativismo. Diante de tantas “verdades” a única verdade aparente é que ela não existe. Admito, mesmo não sendo relativista, que esse raciocínio tem certa coerência interna.

Em todo o mundo há vários que dizem ter visões de Nossa Senhora, que ela lhes revela segredos sobre o futuro da humanidade. São os “profetas” do século XXI. Usam a internet, principalmente, para divulgar essas mensagens. Há também muitos que dizem ter contato com seres de outros planetas, que lhes dariam mensagens para o bem dos homens. Um desses ETs, inclusive, se comunica com grupos de brasileiros. O ET em questão chama-se Ashtar Sheran.

Os grupos que vêem Nossa Senhora ou que afirmam contato com ETs têm muito em comum. Há um ser sobrenatural que quer “ajudar” a humanidade através de mensagens que são transmitidas a um indivíduo, o profeta, que geralmente é o líder desse grupo. O interessante é que só o líder, ou os iniciados no grupo têm acesso direto ao “ser” que comunica a mensagem de “salvação”. Esses grupos fazem parte do movimento Nova Era – a crença no contato com ETs, com espíritos...

Há um grupo brasileiro, denominado de Projeto Portal que diz ter contato com um ET chamado Bilu, que inclusive foi tema de matérias em redes nacionais de TV. O ET Bilu mostou-se uma grosseira fraude. Suas aparições foram encenadas pelo líder do grupo, como mesmo revelaram as matérias divulgadas na TV. O curioso é que os integrantes do Projeto Portal têm construído uma cidade Nova Era, capaz de resistir aos eventos apocalípticos que vão ocorrer, segundo suas crenças, em 2012.

Quero me deter aqui ao Movimento Salvai Almas, cujo líder, Cláudio Heckert, afirma ser um profeta, e que tem visões diárias de Nossa Senhora, nas quais ela lhe comunicaria mensagens sobre o futuro da humanidade. Nossa Senhora lhe falaria de eventos catastróficos marcados para ocorrer muito em breve, indicando inclusive as datas com impressionante “precisão” (com ano, mês, dia e hora exata). Assim como o ET Bilu, Nossa Senhora comunicou ao profeta Cláudio que o fim dos tempos ocorrerá em 2012. Fato que aproxima os católicos do Movimento Salvai Almas às ideias da Nova Era, que tanto tem propagado que o mundo acabará em 2012.

Acompanho pela internet o que tem divulgado esse grupo de católicos. Li, inclusive, um panfleto, que eles distribuíram por todo o Brasil, no qual há uma relação de vários eventos que vão ocorrer nos próximos meses, divulgados, segundo afirmam, em mensagens de nossa Senhora ao Cláudio. Crêem que o fim dos tempos se dará em 2012, mas antes disso várias catástrofes globais vão matar bilhões de pessoas (guerras, meteoros, bombas atômicas, o Anticristo, etc). Para quem avalia as coisas racionalmente, como eu tento, tudo isso parece um grande absurdo. É obvio, mas não sei como há quem creia nesse “movimento”, que proclama ser católico. Para se ter uma noção do absurdo, no dia 25/01/2012, um membro desse movimento, Arnaldo Haas, deu uma entrevista a uma rádio de Criciúma para divulgar as ideias de seu grupo. Falou em 3 datas nas quais vão ocorrer eventos terríveis sobre a humanidade. São elas:

- 15 de fevereiro: “o manifesto do Anticristo”;
- 23 de maio: “o início da III Guerra Mundial”;
- 22 de dezembro: “início dos 3 dias de trevas”.

O homem afirmava que o Movimento Salvai Almas faz tudo com aprovação da Igreja Católica. Não pude acreditar que alguma autoridade eclesiástica daria seu aval a tão absurdo movimento. Eu queria saber se isso era realmente verdade. Teria algum sacerdote se manifestado publicamente contra tal Movimento? Numa pesquisa pela internet encontrei um instrutivo artigo do padre Marcelo Tenório, publicado no site da associação católica Montfort . Esse sacerdote católico afirmou no artigo sem medir palavras: “Como Deus não pode errar nem se contradizer, logo, podemos afirmar categoricamente: são falsas tais revelações. Não são católicas tais revelações! Não são da Virgem Maria, Mãe de Deus tais revelações!” O padre Tenório afirma ter sido conselheiro espiritual de um membro desse grupo, portanto conhece de perto a realidade desse Movimento. Afirmou que o Movimento Salvai Almas é uma heresia, porque contradiz os ensinamentos tradicionais da Igreja.

Eu havia encontrado, enfim, a autoridade eclesiástica que há tempos esperava ouvir.

São falsas essas aparições de Nossa Senhora ao Cláudio, afirma o padre Tenório, porque há certos ensinamentos dados nessas visões que contrariam a Bíblia e o Magistério da Igreja. Até mesmo os adventistas reconheceram que Cláudio é um falso profeta: “Um dos ensinamentos básicos do adventismo é que ANTES da segunda vinda de Jesus, os anjos caídos simularão seres humanos falecidos, mandarão mensagens através de “santos’ do cristianismo e farão grandes milagres. Cláudio Heckert diz a mesma coisa, mas credita este fato, não a uma simulação de Satanás, mas obra de anjos e santos verdadeiros” (link desta citação abaixo).

Objetivamente falando, é suspeito crer em alguém que afirma ter tipo visões, seja de que entidade for, porque se só o vidente que a vê, como saber que ele fala a verdade? Não digo que os falsos videntes e os falsos profetas façam isso com má intenção. O padre Tenório dá a entender uma origem demoníaca a essas visões. E os adventistas são mais claros ainda, pois afirmam que “Isso são mentiras luciferianas.”

Não interpreto o fenômeno dos falsos profetas por esse lado, ao menos no caso de Cláudio. Temos inevitavelmente a tendência a interpretar eventos, que não compreendemos bem, com explicações sobrenaturais. Passamos a ver Satanás e demônios em tudo que achamos errado nesse mundo. Com esse modo de raciocinar, atribuindo ao sobrenatural o que é natural, que nasceram os mitos e os deuses pagãos, que eram personificações das forças da natureza, ou mesmo eram partes da natureza (o céu, os planetas, o sol, a lua, o mar, os ventos eram deuses para os povos antigos).

Eu penso que os falsos profetas podem agir muitas vezes com boa fé. Temos que olhar essa questão por um viés mais psicológico. Pessoas extremamente religiosas, como creio ser Cláudio, têm tanta vontade de estar em mais proximidade com o divino que seu cérebro, inconscientemente, produz fenômenos mentais e orgânicos que parecem ser sobrenaturais, como vozes, visões, sonhos, profecias, etc. De tanto desejar ver o divino suas mentes produzem manifestações daquilo que tanto querem, no presente caso, visões de Nossa Senhora. Ela nada mais é que uma manifestação que seu subconsciente, que se dá por meio da visão da imagem de Nossa Senhora. Se fosse algo real vários veriam a mesma coisa. A aparição a um só indivíduo é um evento suspeito, que se manifesta não como evento real, mas como uma criação da mente subconsciente do “profeta”.

É sabido que o desejo exagerado por algo provoca reações no organismo. Vejamos os casos de gravidez psicológica. Mulheres que passam por isso apresentam todos os sintomas de uma gravidez real, mas na verdade não estão gestando um bebê. De tanto querer ser mãe, seu subconsciente provoca reações químicas em seu organismo que aparentam ser uma gravidez. Também há o caso do efeito placebo. Pessoas às quais se dão comprimidos de farinha, pensando que eram verdadeiros, acabam apresentando melhoras, porque seu subconsciente enviava ao organismo a mensagem que estava sendo tratado do modo correto, o que provoca uma reação positiva do corpo. Algo semelhante se dá com “profetas” como Cláudio. De tanto desejar sinceramente ver Nossa Senhora, sua mente acaba produzindo visões dela. Suas mensagens são na verdade essa manifestação de seu subconsciente, uma projeção de si mesmo. Se dá o mesmo com a visão de fantasmas, eles são a manifestação de nossos medos da morte; porque como já afirmava Santo Agostinho, eles não se manifestam a nós vivos.

Essa é a melhor explicação que encontro a visões de falsos profetas, que agem com boa fé. Claro que há aqueles que mentem deliberadamente por vontade de ter poder sobre um determinado grupo, e para ganhar dinheiro, entre tantas outras causas.


As consequências de falsos profetas

Pergunto-me para que serve um movimento como o Salvai Almas e tantos outros da Nova Era que afirmam o apocalipse em 2012? È óbvio que a simples passagem do tempo mostrará que eles estão todos errados. Quando 2013 chegar e eles virem que nada aconteceu, o que se passará em suas mentes? É aqui que reside o perigo das falsas doutrinas. Falsas profecias não se cumprem, e isso gera descrédito com relação à religião. Aqueles que agora crêem nas profecias do Cláudio (ou qualquer outro crente do apocalipse em 2012), em 2013 vão estar falando de sua decepção com a religião, de que “tudo nela é mentira”, porque se Cláudio estava mentindo, porque outros também não estarão? É isso que vão pensar. Tal é a consequência de se misturar verdade com mentira. A decepção com um falso profeta é projetada sobre toda a religião. Dessa forma os proponentes de falsas doutrinas - como a Nova Era - acabam conseguindo o que querem, afastar as pessoas das religiões tradicionais para aderir a essas “misturas” onde pode tudo e nada é verdade.


O que diz a Bíblia?

O Novo Testamento é muito claro contra os falsos profetas: “Guardai-vos dos falsos profetas, que vêm disfarçados em ovelhas, mas interiormente são lobos devoradores” (Mateus, 7, 15).

O evangelista Mateus ainda nos conta que nos fins dos tempos iriam surgir muitos falsos profetas: “Igualmente hão de surgir falsos profetas, e enganarão a muitos [...]” (Mateus 24, 24).

Jesus foi bem claro sobre o fim do mundo. Ninguém sabe quando será o fim da presente história: “Daquele dia e hora, porém, ninguém sabe, nem os anjos do céu, nem o Filho, senão só o Pai” (Mateus 24, 36). Se nem os anjos e Filho sabem, Nossa Senhora também não. Portanto, não resta dúvida que não são dela as mensagens sobre o fim do mundo em 2012. O tempo por si só mostrará como estão errados, infelizmente muitos ficarão com sua fé abalada.

Mensagens como essas de que o Anticristo vai aparecer em 15 de fevereiro só servem para provocar medo nas pessoas. Cria um clima de terror psicológico, que algo terrível nos espreita. Todos perdemos com esse tipo de mentira, só ganha o pensamento da Nova Era. São esses que acham que 2012 é uma espécie de marco para um “novo tempo”, no qual as religiões tradicionais serão abolidas, dando lugar a uma “consciência superior”. Muitos da Nova Era também não acreditam num fim em 2012, mas num recomeço. E isso é preocupante, pois essa crença no reconheço se baseia na destruição das tradições, como o cristianismo.

Essa ação de certos setores organizados da sociedade em propagar pela mídia a mentira de 2012 e da Nova Era (através de filmes, documentários, programas de TV, músicas, livros, seitas) visa justamente acabar com as religiões tradicionais. São vários críticos que concordam comigo nesse ponto.


Todos que previram o fim do mundo falharam

Em uma matéria publicada em novembro de 2009 há uma relação de várias datas nas quais, segundo falsos profetas do passado, o mundo acabaria:

1000Quem e o que previu? Os teóricos do apocalipse disseram que o Juízo Final ocorreria 1000 anos após o nascimento de Cristo. O que aconteceu? Explicaram que a data certa era 1000 anos depois da morte de Cristo em 1033.
1524Quem e o que previu? Astrólogos previram que o fim do mundo começaria com a inundação de Londres em 1º de fevereiro. No dia, nem chuviscou. O que aconteceu? Disseram que houve um erro de cálculo de 100 anos. O certo era 1624.
1533Quem e o que previu? O astrólogo francês Pierre Turrel achou quatro datas para o fim do mundo: 1537, 1544, 1801 e 1814. O que aconteceu? Não se tem notícia de alguém que tenha errado mais.
1648Quem e o que previu? O judeu Sabbatai Zevi descobriu que ele mesmo era o Messias e viria em 1648. O que aconteceu? Mudou a data para 1666. Preso, converteu-se ao islamismo.
1736Quem e o que previu? O teólogo inglês William Whiston previu que o fim seria em Londres em 13 de outubro. O Rio Tâmisa ficou atulhado de barcos para fugir da inundação. O que aconteceu? De novo, nem choveu.
1843Quem e o que previu? O adventista William Miller anunciou o apocalipse para 3 de abril, depois 7 de julho, depois 21 de março de 1844 e, por fim, 22 de outubro. O que aconteceu? Viveu para ver totós os seus erros. Morreu cinco anos depois do fracasso da última previsão.
1881 - Quem e o que previu? Egiptólogos previram o começo do fim do mundo para 1881. O que aconteceu? Refizeram as contas, e deu 1936. Refizeram-nas outras vez, e deu 1953.
1914 - Quem e o que previu? Testemunhas de Jeová esperaram o cataclismo final para 1914; fracassara a previsão anterior, que indicara 1874. O que aconteceu? Fracassou também a previsão futura, para 1975.
1980Quem e o que previu? Um presságio astrológico árabe dizia que o mundo acabaria com Saturno e Júpter em conjunção com o signo de Libra a 9 graus, 29 minutos. O que aconteceu? Constatou-se que até a configuração astronômica estava errada.
1982Quem e o que previu? No livro O Efeito Júpter, astrônomos previram um cataclismo para 10 de março. O que aconteceu? Um dos autores disse que um terremoto em 1980 modificou o tal efeito.
1999Quem e o que previu? Diversas profecias previam o fim do mundo em 11 de agosto. O que aconteceu? Atribuíram o erro ao culpado de sempre: Nostradamus.
2000Quem e o que previu? Os teóricos do apocalipse disseram que o Juízo final ocorreria 2000 anos após o nascimento de Cristo. O que aconteceu? Explicaram que a data certa é 2000 anos após a morte de Cristo, em 2033 – e começamos tudo de novo... (adaptado da Revista Veja, edição 2137)

Referências

HAAS, Arnaldo. Entrevista a rádio Eldorado de Criciúma em 24/01/2012. Disponível em http://www.youtube.com/watch?v=bDPUCXonWas&feature=player_embedded acesso em 25/01/2012.

PETRY, André. O fim do mundo em 2012. Revista Veja, edição 2137, novembro de 2009, p. 90-99.

TENÓRIO, Pe. Marcelo. Sobre o “Movimento salvai almas”. Publicado em http://www.montfort.org.br/index.php/blog/noticias-comentarios-analises/sobre-o-movimento-salvai-almas/ Acesso em 27/01/2012

http://adventismoemfoco.wordpress.com/2009/06/21/o-falso-profeta-claudio-heckert/

http://www.fimdostempos.net/claudio.html