Páginas

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Luíza volta do Canadá



Está notícia saiu no Jornal Hoje da Globo, a Luíza, uma jovem de 17, que ficou tão famosa no Facebook finalmente deixa o Canadá para regressar a sua casa no Brasil.

Trata-se do primeiro grande fenômeno do Facebook no Brasil, depois que esta rede social ultrapassou o Orkut em popularidade no Brasil. Essa história não deixa de ser engraçada, mas ela pode nos levar a uma reflexão mais profunda. O poder das redes sociais que divulgou brincadeiras como essas poderia ser usado também a temas que podem interferir na qualidade de nossa vida diária. Não digo que não devemos brincar na internet, se contamos piadas em momentos de descontração na “vida real” também é saudável na “vida virtual”. Vejo o fenômeno Luíza como um teste a internet, um teste muito positivo. Quero que você pense nisso. Aproveite o poder que a internet põe em suas mãos para denunciar as injustiças de seu bairro, seu município, em qualquer lugar. Brinquemos no espaço virtual, mas também que o usemos para falar e discutir ideias que interfiram em nossas vidas. Divulguemos notícias que a mídia corporativa censura em conluio com os governos e o capital.

Estamos no turning point da história, um pondo muito importante da trajetória humana. A internet nos conecta com o mundo todo, com um oceano de conhecimentos. Bibliotecas inteiras na tela do computador! De sua casa você pode acessar conhecimento científico de ponta lendo teses e artigos em formato digitais, e livros da Idade Média escaneados. É o conhecimento para todos finalmente. Isso nunca ocorreu antes na história. As inovações tecnológicas sempre levaram a revoluções culturais. A invenção a imprensa provocou a reforma protestante e o Renascimento. A pólvora, a bússola e o canhão lançaram a Europa ao colonialismo. Conquistaram o mundo porque tinham mais tecnologia que os outros, como os romanos que tinham a catapulta, destruidora de qualquer muralha, e com isso dominaram o Mediterrâneo.

Hoje a tecnologia está cada vez mais barata e popularizada. É dado a todos um novo tipo de poder. Temos que ter consciência disso, que é um fato muito importante. Qualquer um com uma câmera e um computador pode montar seu canal de TV e divulgar suas ideias! Isso é maravilhoso, uma democratização da informação jamais vista. De casa podemos conseguir material gratuito, estudar e tentar uma vida melhor, com forças próprias. Foi-nos dado o fruto do conhecimento, devemos agora usá-lo com sabedoria.

As tecnologias podem nos levar a uma democracia mais autêntica. Qualquer um pode filmar o funcionário público corrupto, o político que cobra propina e jogar isso na rede. Um simples celular pode derrubar um governo sujo. A tecnologia pode nos fazer agir mais corretamente, pode nos levar a uma nova ética. Espero que seja realmente assim.

Usemos a internet pela democracia, para a livre circulação de ideias e informação, para dialogar com formas diferentes de pensamento. Não podemos admitir que esse poder seja usado para o mal por parte daqueles que fazem tudo pelo poder. Não podemos admitir a instauração de governos autoritários, repressores. Na cúpula formada pelo Banco Mundial, FMI, ONU, OTAN e outros organismos internacionais, domina o pensamento de um governo mundial. Temos que usar esse poder da internet para lutar contra isso. Pesquise, leia. Não podemos admitir que a tecnologia seja usada por essa cúpula para vigiar e punir o cidadão correto que pensa por si próprio. Um governo mundial significa pensamento único, totalitarismo, ou seja, o fim de nossa liberdade. Usemos a internet contra esses caras que querem uma ditadura global, divulgando notícias relevantes sobre a sociedade mundial, ao mesmo tempo que, entre um gole de café e um clipe pop do YouTube, brincamos sobre o destino de Luíza.