Páginas

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

2012: o ano do Anticristo?



No final de 2009, um dia após sua estreia, fui ao cinema ver aquele filme que vinha causando tanto rumor há meses. Havia visto seu trailer e, de fato, me impressionei com a qualidade dos efeitos especiais, e ao ver o filme minhas expectativas se confirmaram. Era um show em efeitos especiais, mais perfeitos que Independence Day, filme que mais admirava até então nesse aspecto.

2012 para mim é só isso, mais um filme que impressiona pelos efeitos especiais. Só... Está ficando patético o modo como essa data está sendo tratada na mídia. Parece que realmente em muitos há a crença de que algo estranho vai acontecer nesse ano, um evento natural ou mesmo sobrenatural com repercussões globais. Se querem previsões, aqui vai a minha: nada disso vai acontecer. Pilhas de livros vêm sendo publicadas sobre esse ano, milhares de sites exotéricos e conspiratórios, outras tantas centenas de horas de filmes no You Tube. Esse é sem dúvidas o grande assunto desde 2009, quando se começou a falar do fim do mundo na mídia. Há até site católico seguindo a moda do pessoal da Nova Era, os principais divulgadores do apocalipse em 2012. Nele tem até um relógio com a contagem regressiva para a data da aparição do Anticristo; dizem será em 15 de fevereiro próximo. Nada mais absurdo e ilógico. Na era da ciência e da razão, é impressionante como significativas partes da sociedade regridem a era do mito, das lendas e dos messias. Uns crêem que 2012 é o ano da volta do Cristo, outros que é o do aparecimento do Anticristo. Eu não creio nem numa coisa nem noutra. Jesus mesmo disse que ninguém sabe o dia de sua volta, só Deus o conhece. Muito menos podemos saber quando o Anticristo virá.

Na verdade o Anticristo já está aí, em toda parte. Toda decadência que se vive nos dias atuais – moral, artística, religiosa, econômica, política, educacional, familiar – são Anticristos. Não precisamos esperar que um ditador global venha trazer a desgraça ao mundo todo. O Mal já está entre nós; o mal está no seio do ser humano. Somos livres, e conscientes para fazer o bem e o mal. Os Anticristos nascem das ações negativas que praticamos, que no nível macro causam fomes, misérias, guerras... no micro assassinatos, divórcios, traições, mentiras, calúnias. O mal está no coração humano e dele se expande a todo o mundo; da mesma forma que em todos também há o bem, que se cultivado com mais atenção e amor, vence o mal e cria a justiça na Terra e a prosperidade pessoal, o Reino dos Céus, o paraíso. Anticristo e salvação não são coisas transcendentais, místicas.

O Céu ou o Inferno são realidades construídas por ações concretas. Cada um constrói aqui e agora seu futuro, que será bom ou ruim em virtude de escolhas. Disso não posso crer num fim do mundo. Ele já acabou e recomeçou inúmeras vezes. Quando o Império Romano caiu acharam que era o fim, mas não foi. Quando estouraram as guerras mundiais achavam que então seria o ponto final da história, e continuamos... estamos aqui. Todos – literalmente todos – que tentaram marcar data para o fim do mundo falharam em 100% dos casos, e a história humana continuou, apesar dos protestos, e continuará sempre.

Os cristãos do primeiro século pensavam que o fim do mundo era muito próximo, que aquela geração ainda veria a volta de Jesus. Os protestantes radicais dos séculos XIX e XX marcaram várias datas para o fim do mundo a volta do messias, e até hoje nada... Jesus foi bem claro: “não marquem data para minha volta, só Deus sabe o dia”. Deus não tem uma data para agir, ele sempre trabalha, como diz o Evangelho. Deus não acabará com a história humana, Ele a fará perdurar para a eternidade. O Espírito Humano não conhece limites, é essencialmente livre, e essas suas qualidades levará a humanidade a uma contínua evolução, que não conhece barreiras. A humanidade guiada por Deus continuará a construir seu destino, evoluirá sempre para uma etapa superior. Uma fascinante história sem roteiro ou caminho pré-determinado nos espera, e tenho certeza que será melhor que nossa atual condição, melhor que tudo que possamos esperar. O verdadeiro espírito cristão, ao encarar a história humana, é o de otimismo. Cremos que o homem pode mais, e seguindo a Deus perdurará para sempre.

Por isso 2012 é só mais um ano qualquer. Se algo diferente ocorrer será obra de loucos, como foi o 11 de setembro, e não por vontade da natureza, do cosmo, ou da Divindade. Mas se ocorrer, passará, e nossos filhos ainda continuarão por aqui para continuar a história.