Páginas

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Guerra no Rio de Janeiro

Impressiona a guerra que estourou no Rio de Janeiro nos últimos dias? Não. Algo já anunciado não pode nos assustar. Explico.
Quando é a primeira vez que matam alguém em nosso bairro ficamos apavorados. Na segunda vez, assustados. Na terceira, impressionados. Na quarta, o fato vira tema de conversa fiada em casa: “Oh Mãe! Mataram um cara na esquina.” E ela responde: “Isso não é novidade.” Depois ficamos totalmente anestesiados diante da violência. Pode ser cruel, triste, mas é a verdade. No fundo, a própria televisão, com os “Datenas” da vida, há tempos nos aplicou um eficiente anestésico de última geração. O cadáver do jovem morto na rua de nosso bairro não nos toca mais. Pode ser que cause curiosidade, que alguns se amontoem ao seu redor para “contemplar” a cena, porém não mais causa choque, como deveria causar numa sociedade saudável. O pior é que em cidades violentas, como no Rio, nem isso ocorre: as pessoas passam totalmente indiferentes diante de uma cena de assassinato, como se ali estivesse um cão morto e não um semelhante seu.
O fato é que o aumento da violência na vida cotidiana gera sua banalização. A repetição constante de atos anormais ao nosso redor torna a loucura igual à sanidade, e a moral à amoralidade. É uma total reversão de valores. O povo do Rio se acostumou com homens andando armados diante de suas casas, com tiroteios, com corpos pelo chão, com o comércio de drogas, etc... Quando o nível da anormalidade sobe um pouco, como nas últimas semanas, nos assustamos, mas logo as novas gerações que nascem hoje acharão isso normal, infelizmente.
Digo também que a guerra civil que estourou no complexo do Alemão no Rio, entre os traficantes e a polícia – esta escoltada até pelo exército –, vai se repetir no futuro, cedo ou tarde, no Rio e em outras cidades à medida que elas forem crescendo. Por isso não me impressiono. Vai se repetir porque não estão atacando a causa do problema. Não adianta enviar o polícia e as forças armadas às favelas. A rebelião dos bandidos que vimos tomar a cidade é só a ponta do iceberg. E se fatos como esses acontecem (a queima de carros e ônibus, ataque a quartéis, tiroteios, etc), é porque o problema social instalado já é muito grave. Não é o caminho fazer o que estão fazendo ao matar e prender os traficantes. Depois desses outros marginais virão se o sistema não for alterado.
Mas qual seria a causa do inferno instalado no Rio de Janeiro e nas outras grandes cidades? Primeiro, a origem não se encontra onde a polícia está atuando. Não é nos morros cariocas que a polícia deveria estar atuando em primeiro lugar. Não é aí a causa. Não são os trabalhadores honestos das favelas que alimentam os traficantes, mas a juventude rica de Ipanema, de Copacabana, do Leblon... Uma juventude criada com acesso a todas as mordomias, às melhores escolas e às melhores faculdades. Porém faltou-lhes o essencial: a família, a verdadeira educação, a religião e com está a moral. Essa crise que assistimos eclodir em todos os setores da sociedade trata-se, antes de tudo, de uma crise moral. Jovens, cuja vida se limitada à fruição de toda sorte de prazeres, perdem o próprio sentido da vida. Uma existência desencantada acaba encontrando saída onde não há saída: nas drogas, as quais dão um prazer momentâneo em troca inúmeros sofrimentos, tanto para si quanto para a sociedade.
Sem uma crença maior, sem a noção do que é moral, sem valores, sem respeito ao próximo e ao seu corpo, sem uma família estruturada que se desfaz em divórcios e falta de amor, nossos jovens ficam literalmente sem base. Sem essa sólida base, que dá a religião e a família, todo o edifício social começa a desmoronar em violência por todos os lados (em casa, na escola, nas ruas) e corrupção.
O fim dá história já conhecemos: é a guerra civil do tráfico.
  
 

2 comentários:

  1. Oi Antônio. Concordo com suas ideias. Creio que a violência está sim banalizada, em grande medida (penso eu) devido aos programas transmitidos pela maior parte dos canais televisivos. Recuperar uma favela e prender traficantes é escancarar a incompetência governamental e, principalmente, a incompetência da rede de educação do país, entre outras tantas coisas...
    Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  2. Olá Sabatha, muito obrigado pelo comentário. Espero te ver mais vezes por aqui.
    Um abraço

    ResponderExcluir